Como aplicar a Gestão Visual Lean no Agronegócio
Assim como no processo de solução de problemas, é muito saudável criar o hábito de segmentar assuntos complexos, a fim de torna-los mais amigáveis. Porém, esse hábito às vezes nos leva a armadilhas! E uma das maiores armadilhas está na divisão do Lean em classes. Em nossa palestra no I Lean Summit Portugal, mostramos que não há vários tipos de Lean (Lean Office, Lean Manufacturing, Lean Whatever…), mas sim, um único: Simplesmente Lean. Este é o primeiro post de uma série, onde mostraremos como o conceito Simplesmente Lean funciona. Inicialmente, daremos o exemplo de como aplicar a Gestão Visual Lean no Agronegócio.
O que é a Gestão Visual e por que ela é tão importante no Agronegócio?
Primeiramente, vamos entender o conceito: Gestão Visual é qualquer conjunto de elementos que permite compreender – de forma instantânea e intuitiva – a situação atual de um determinado processo.
Quanto mais rápido percebermos que algo está fora do padrão, mais rápido iniciaremos o processo de solução de problemas.
Além disso, a Gestão Visual baseada em padrões consagrados (De cores, por exemplo: VERMELHO = ruim x VERDE = bom, por exemplo) facilita a absorção das informações. Este fato é, principalmente relevante quando trabalhamos com colaboradores com nível de educação formal reduzido.
Qual o propósito da Gestão Visual no Agronegócio?
Antes de mais nada, precisa ficar claro que a Gestão Visual é uma das técnicas utilizadas para
Desenhar processos para que os Problemas sejam notados “imediatamente”!
Problemas ocorrem mesmo quando nós não os evidenciamos: máquinas quebram (downtime), tempos de processos não são cumpridos, enfim, toda uma gama de situações que fogem ao nosso controle e, por vezes, sequer nos damos conta!
E é aí que entra a Gestão Visual: De forma fácil e intuitiva, a Gestão Visual tornará os problemas visíveis!
Como utilizar Gestão Visual do Lean no Agronegócio?
Através do Programa Kaizen Teian, os colaboradores de um de nossos clientes em Goiás propuseram aplicações de Gestão Visual muito simples e com ótimos custo benefício:
Evidenciar Máquinas com Problema
Diariamente, no início de cada turno, os operadores de máquinas auxiliados por Instruções de Trabalho checam as condições do equipamento. Caso encontre problemas, o colaborador amarra uma fita laranja no espelho retrovisor do equipamento.
Ao visualizar a máquina com a fita, o supervisor entre em contato com o seu ocupante, entende o que está errado e, caso seja necessário, solicita peças de reposição para o caminhão oficina.
Dessa forma, é possível programar a manutenção e preparar o time da oficina.
Definir um Padrão
A equipe definiu tempos e locais adequados para a carga de cana-de-açúcar, evitando as filas de caminhões e tratores
Processo Atrasado ou adiantado?
Primeiramente, é importante lembrarmos que sempre que falamos de processos Enxutos, devemos ter em mente que estes devem ter a capacidade de mostrar instantaneamente se estão atrasados ou adiantados, com relação ao padrão.
Para fazê-lo de forma barata no agronegócio, os colaboradores definiram quantos caixotes de muda de cana-de-açúcar (veja a foto 1a, acima) são necessários para o plantio de um hectare de cana (1 hectare = área de um campo de futebol).
Então, ao invés de medirem a área plantada, os colaboradores passaram contar o número de caixotes plantados
Dessa forma, ficou mais fácil acompanhar a produção e saber se o processo está atrasado ou adiantado: Basta comparar o número de caixotes de mudas de cana planejados x caixotes plantados.
Esse controle é feito hora a hora!
Por fim, diariamente, a equipe de suporte atualiza os quadros de Gestão Visual. Assim, os colaboradores podem entender “imediatamente” como estão em relação ao plano de plantio!.
Conclusão
Acima de tudo, organizações cujos colaboradores têm um nível de educação formal não tão desenvolvido, como muitas vezes ocorre no Agronegócio, a Gestão Visual facilita a absorção e utilização dos conceitos do Lean!
Ao invés de ter que lidar com gráfico ou tabelas, os colaboradores recebem as informações através de desenhos, cores, etc. Fica fácil entender o que está acontecendo e tomar as ações necessárias!
E você ? Já aplicou o Lean no Agronegócio?
* Fotos obtidas antes da pandemia
Quer saber mais sobre o Lean e o Agronegócio?
O Kaizen Teian e o Agronegócio
Um tipo mais doce de Lean (Entrevista – Em português)
Um tipo mais doce de Lean (Entrevista – Original em Inglês)