As 5 forças de Porter
A análise das 5 Forças de Porter pode ser realizada em várias etapas da vida de um empreendimento, auxiliando seu planejamento estratégico.
Proposta por Michael Porter, nos anos 70, a análise das 5 Forças de Porter tem por objetivo entender o ambiente no qual uma organização está inserida.
Conheça cada uma das Forças de Porter
Rivalidade entre os concorrentes
Incialmente, devemos perguntar: Quem são nossos concorrentes diretos? Quais estratégias nossos concorrentes adotaram para crescer?
Você deverá responder cuidadosamente a estas perguntas e assim definir estratégias para se destacar em seu mercado.
Poder de negociação (barganha) dos fornecedores
Quantos fornecedores você tem para um mesmo insumo ou serviço? Será que você está na mão deles? Quanto seus fornecedores dependem das suas compras?
“Uma corrente é tão forte quanto seu elo mais fraco”. Seus fornecedores podem “ditar” os preços de seus insumos ou serviços? O que acontecerá com seu negócio se um de seus fornecedores majorar o preço de vendas de seus insumos?
Ameaça de produtos e serviços substitutos
Com que facilidade seus clientes podem substituir o produtos e serviços fornecidos por sua empresa?
Ameaça de entrada de novos concorrentes (novos entrantes)
É possível dificultar, ou até mesmo barrar, a entrada de novos fornecedores de produtos e serviços similares aos seus? Qual o esforço necessário para tal?
O que há de “proprietário” em seu negócio? (patentes, segredos industriais, segredos em processos) O que é preciso para montar um negócio como o seu?
Poder de negociação dos clientes
Qual a gama de ofertas de produtos e serviços similares aos seus? Qual a facilidade que seus clientes têm para substituir os produtos e serviços da sua empresa?
Sinceridade…
Responda essas perguntas – de tempos em tempos – de forma sincera e honesta! Não se engane! A concorrência está ali mesmo!
Boa sorte